Afinal,o quê é plus size?

segunda-feira, 2 de agosto de 2010


Olá a todos!
Creio que todos que tem o costume de assistir e ler jornais viram que a sensação da semana passada foi um Fashion week plus size,só com modelos cheinhas.Eu achei bem legal abordarem esse tema,mas me chamou a atenção a reação das pessoas,tão surpresa,afinal,porquê alguém que está acima do peso não tem direito de andar na moda e,afinal,o quê é estar acima do peso.
Quando eu estudei isso,estar acima do peso é ter um IMC(índice de massa corporal)acima de 25,calculado por uma equação que dividia seu peso em kg pelo quadrado da altura,e estando igual ou abaixo dessa linha,você é clinicamente magra.Mas descobri que certas agências de modelo dizem que,já que o padrão é 90cm de quadril,à partir de 92cm você se torna uma plus size.Não entendeu?Trocando em miúdos,se você veste 36 certinho,você é uma modelo perfeitamente magra,mas se tem uma polegada a mais nos quadris ou cintura(sendo um 36/38)você é plus size!
Na minha humilde opinião,a tradução direta de plus size seria tamanho especial,e no Brasil,essa numeração partiria do 48,mas inúmeras lojas fashion já não trabalham com numeração acima do 44.A questão é:porquê os números que começam com 4 são tão marginalizados se 50% da população tem sobrepeso ou obesidade e veste em média numeração do 40 ao 46?Por quê um tamanho é considerado especial sendo à partir de um pouco acima da média?
Sabemos que a Moda cultua a magreza pois a imagem alongada valoriza o produto,mas por quê vendem a imagem do corpo europeu se somos todas latinas e nosso corpo tem curvas mais acentuadas?As próprias modelos brasileiras são mais valorizadas no exterior justamente pelo corpo curvilíneo e dentro do próprio país rejeitadas por essa caracteristica tão própria do nosso povo.Não é surpresa que as agências tem predileção por sulistas,pois a imigração européia(principalmente alemão) foi forte nessa região e é óbvio que certas mudanças anatômicas ocorrem,mas o sul é apenas uma de todas as regiões do Brasil,por quê não valorizar nossa diversidade ao invès de tentar colocar o povo numa fôrma para serem o que não são,destruir o sonho de dezenas de meninas por causa de uma polegada?
A pessoa na foto é Beth Dito,vocalista da banda The gossip,e fiz questão de colocá-la em destaque pois,além de excelente vocalista,é um exemplo de aceitação da auto-imagem e inspiração de que se pode sim ter fama e sucesso estando acima do peso e que as pessoas reconhecem seu talento e estilo independente de qualquer esteriótipo.Vejam no video abaixo seu poder e espero que gostem!

7 comentários:

Deze disse...

Muito bom o post!
Inclusive tem um blog que eu sigo que aborda além de plus size outros aspectos da subcultura gótica que é bem interessante. Hoje os posts dos blogs tão muito bons hehe.
Outro dia li que iam começar a ter modelos "gordinhas", só que o gordinhas deles eram manequins 40 e 42, aonde eles tiraram que isso é ser gordinha!? hehe
Realmente, como você disse, os manequins que começam com 4 são um pouco marginalizados.
E acho que cada vez mais as lojas de departamentos diminuem as medidas dos manequins, ou sou eu que estou engordando muito rápido hehe.
Ótimo post!
beijos

Juliana Mendes disse...

Claro que existem gordinhas bonitas...
Inclusive com gatinhos ao lado!!
E antigamente, ser gordinha era ser fodona, gostosona..
é tudo questão de época né?
O ideal de beleza de agora, é mais dificil..
Tem que trancar a boca e malhar muito..
Mas enfim.. Há de ter algum beneficio p isso!
beijos

Pirulito que Bate-Bate disse...

Um tema interessante. Acho legal as modelos desse padrão, pois mostra que estamos evoluindo nas passarelas, porém algumas agências pedem modelos muito magras, meninas que sonham com isso e acham que tem que ser esqueléticas como as atrizes de televisão.

belw disse...

Acho super bacana o espaço que estão abrindo, tardou mas finalmente a sociedade está abrindo os olhos e vendo que o peso não importa realmente. Muito legal teres usado a vocalista do The Gossip, ela é ótima, uma mulher foda, é. qw

Daniela Filipini disse...

Concordo totalmente com você, o que é um número à mais ou à menos? É sacanagem, só isso! HSUEHSEU

Vicky Doretto disse...

Adorei o post!
As modelos plus size são legais e tals... Não acho que só porque elas usam mais do que 40 significa que não sõ bonitas ^-^

bjus

~*Analu*~ disse...

Eu conheci essa voalista por indicação de um amigo meu! Ela tem um fôlego de arrasar! =D Ela cant muito bem! Para o ramo da arte, não importa qual o peso da pessoa, o que importa é se ela faz o que gosta e se faz bem! =]