Kurt Cobain:a quintessência do estilo grunge

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Olá queridas amigas;
Ontem,dia 20 de fevereiro,seria aniversário de um dos maiores ícones do Rock de todos os tempos,Kurt Cobain.Mais do que lembrar dele com pesar na época de sua morte,prefiri lembrar dele com a visão mais positiva de quem comemora mais um ano de vida,e esse ano ele completaria 44 anos,sem contar que o já mítico Nevermind completa 20 anos em setembro.Então vamos lembrar de um lado dele que nem todo mundo se dá conta,o quanto ele influenciou e continua influenciando o mundo fashion,seja com seu estilo grunge ou suas constantes mudanças de cabelos,seja corte ou cor,ele sempre inventava moda!
Em 1989,o Nirvana tinha pouco tempo de existência,mas além de já ter mudado inùmeras vezes de nome(os mais insólitos possivel),era um quarteto!Jason Everman(o segundo,logo atrás de Kurt) era a segunda guitarra,mas sua paixão por speed metal não o encaixava no estilo da banda,apesar de seu estilo metal influenciar os outros(foi a única época que curt usava cabelos compridos),o então baterista Chad Channing também seguia a moda,apesar do estilo grunge ainda não ter uma identidade própria.
Com a formação alterada,Kurt já começava a moldar o estilo grunge.Com os cabelos médios e as onipresentes camisas xadres,o look já se complementava com o jeans detonado(normalmente rasgado nos joelhos) e o tênis all star de cano médio a curto.O baixista Krit Novoselic,apesar de ter nascido nos Estados Unidos,era filho de croatas,então não tinha muitas invencionices fashion(apesar de tocas descalso por ser muito alto),mas Kurt e Dave Grohl se divertiam.
Em 1991,com o lançamento de Nevermind,seu sucesso estrondoso e os shows constantes,Kurt mudou radicalmente seu visual tingindo seu cabelos de vermelho,mas não durou muito pois desbotava demais.Outra característica que se pode ver nessa foto é o apoio à bandas underground de Seattle,neste caso,Kurt veste a camisa da banda Flipper.Mas sempre deu apoio à amigos como Sonic Youth ou Dinossaur Jr.
Quem acha que homem com franja,olhos pintados e jaqueta são o hype da moda masculina atual,se engana redondamente.Nessa foto,de 1992,Kurt já usava tudo o que hoje se considera inovador e já havia se convertido em um sex simbol(apesar de não fazer questão nenhuma disso e ter se casado nesse mesmo ano).Quem é antenado no mundo da moda pode reparar que sempre que um modelo masculino se destaca,tem algo de Kurt Cobain,seja na atitude despojada,na fisionomia,no gosto por rock,pode reparar.
Quem lembra da famigerada vinda do Nirvana ao Brasil em janeiro de 1993?Kurt estava empolgado para conhecer o Brasil(pois gostava de bandas como Mutantes),mas João Gordo o fez perceber que Hollywood Rock era a marca de cigarros,não uma menção à cena americana.Se sentindo enganado,fez um show polêmico onde,além de atitudes extremas no palco e certo descaso na execussão das canções,tocou vestido de mullher e Dave Grhl de sutiã.Mas seu look tinha um destaque,foi o pouco tempo que manteve seus cabelos castanhos,que destacaram bastante seus olhos azul turqueza.
Bem,espero que com esse post possa ter mostrado um pouco do despojamento da moda anos 90,que vira e mexe,volta a ser tendência e que influenciou e ainda influencia a vida de milhares de jovens ao redor do mundo,mesmo que esses tenham nascido posteriormente à invasão grunge.
Beijos e até mais!

13 comentários:

Carolina Hermanas disse...

Sabe,nem sou da época deles.Mas sempre que escuto alguma música,fico meia doida.E olha que sou anti-rock.HAUAHAUHAUA.
Sério, as músicas dele eram SENSACIONAIS *_______*
Um marco na história do rock,sem dúvidas xD


Beeijão amore *_*

Vicky Doretto disse...

Sempre escuto as músicas... eles eram incríveis, sem dúvida.
Seu post disse tudo *-*

Bjão e bom final de semana =^.^=

Sana S. disse...

Eu era criança indo pra pré adolescencia na época do grunge e eu sou muito, mas muito feliz por me lembrar dessa época e por ouvir bandas grunges (minha família é roqueira). Eu me lembro do dia que ele morreu. Me marcou. Kurt era uma alma sensível e carente que sucumbiu à fama, e pensar que a geração mais nova que a gente ignora ele ou diz que eles eram "loucos". Puxa vida, se eles entendessem como era complicado aquela época, eles entenderiam melhor a loucura de Kurt, um dos últimos grandes rockeiros que o mundo viu, porque os roqueiros das bandas de hoje tem muita pose, mas sensibilidade e revolta como o kurt, tá em falta.

Jhuliana disse...

EU SOU completamente apaixonada por esse homem.
Não o perdoo por ter se matado e deixado tanto aí por fazer...
Enfim...

Sapphire Poison disse...

Nirvana pra mim sempre foi algo inspirador, pois ouço desde pequena... Ou seja, sei desde quem é Kurt Cobain.
Bom,eu não sou da epoca deles, pois nasci em 94, mas pra mim Kurt continua vivo aqui no coração hahaha.
PORR* MAN, KURT COBAIN É O CARA!!!

Adorei este post hein?! está de parabens!!!

Deze disse...

Nossa, to meio atrasada nos posts aqui hehe.
Sem dúvida Kurt Cobain e o Nirvana foram um grande marco pra história do rock, da música, e porque não da moda. Tem um program da Fashion Tv que fala sobre música e estilo, e o program sobre grunge é praticamente sobre o Kurt, porque além de tudo, é o maior representante do estilo, tanto por ser mais conhecido no mundo mainstream por música, como por estilo.
Confesso que Nirvana não é uma das minhas bandas favoritas, gosto de algumas músicas apenas, mas não tem como negar a contribuição que Kurt e o Nirvana fizeram para o rock mundial.
beijos

Anônimo disse...

Ele se foi e só deixou saudades...
By_Mary Kurt

Geheimnisvoll disse...

Oi Mary Kurt,pode ter certeza que nosso ídolo jamais morrerá,ele já se tornou eterno no Altar do Rock!

★★ GIZA ★★ disse...

ELE FAZ MUITO FALTA NO CENÁRIO MUSICAL VIU!!
AINDA ESCUTO AS MÚSICAS DELE.
BEIJOS

Anônimo disse...

pobre kurt entendo ele. sei porque cometeu suicidio ele tanto quanto eu somo muito sensiveis qualquer coisa nos abala. kurt uma das melhores bandas do mundo aquilo sim é rock nao esse lixos tipo linkin park pode critica se quiser mas nao existe rock cru como antes flw. NIRVANA

Geheimnisvoll disse...

Bem,eu ainda acredito na teoria da conspiração e na possibilidade do Kurt ter sido assassinado,há muitas evidências de balística qiue a coisa,da maneira como aconteceu,uma pessoa sozinha não pode ter feito,até porque ele amava muito a filha Frances.
Entendo sua posição,sou canceriana,tenho certa tendência à sensibilidade,mas tento não deixar certas coisas me abalarem desse forma.

SweetBeeMine disse...

Agora todo mundo é fã, todo mundo vive o "drama" dele.

Sabem? Nirvana não era só Kurt Cobain não, porra.

Vivi-chan disse...

Ser fã de Nirvana há pelo menos 10 anos,ter tudo o que eles já lançaram e curtir Grunge através de Alice in Chains,Pearl Jam,Mudvaine,Screaming Trees,Mudhoney,Soundgarden não está bom pra você?
Acho que dá pra ter "alguma noção",rsrs