Pop Sopranos:o outro lado das Divas que você sempre gostou

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Olá à todos,espero que tenham tido uma excelente Páscoa!
Quem me conhece sabe que eu adoro música,e como não pude me tornar a guitarrista que um dia sonhei ser,me dediquei a pesquisar a Arte do canto,principalmente lírico,e percebi que ele é mais presente em nossa vida do que imaginamos!
Toda mulher tem três possibilidades vocais:soprano,mezzo soprano e contralto,sendo que qualquer uma se torna soprano se ultrapassar três oitavas acima de sua voz e as caracteristicas vocais são idênticas entre sopranos e mezzos,apenas contraltos têm características específicas,mas pode ter certeza,você mulher,está em algum desses grupos.Mas nem todo mundo gosta ou consegue cantar de maneira clássica,mas mesmo assim sua capacidade consegue ser ouvida,até mesmo por leigos,e tenho certeza que você escuta frequentemente no rádio músicas de sopranos com alcances surpreendentes e nem imagina!Duvida?Então vamos desvendar alguns segredos!
Nome:Madonna
Origem:Estados Unidos
Classificação:Soprano lírica completa(soprano,mezzo soprano e contralto)
Alcance:4 oitavas (G#2-G#6)
Explicaçâo:Já ouvi inúmeras vezes críticos de música falarem que Madonna não sabe cantar,o que mostra um tanto de despeito,visto que ela tem como característica principal a amplitude vocal.Ela canta das três maneiras possíveis (mezzo/soprano/contralto) em uma mesma música com tanta naturalidade,passando de uma graduação a outra,que o ouvinte nem sente!Isso é que é talento,fala sério!
Escute:Ray of light
Nome:Beyoncé Knowles
Origem:Estados Unidos
Classificação:Soprano Lírico dramático
Alcance:3,1 oitavas (B2-C6)
Explicação:Mezzo soprano é um alcance muito bonito,principalmente com a densidade da característica dramática,mas não era suficiente para Beyoncé.Nessas "férias",essa virginiana extremamente perfeccionista tanto batalhou que subiu seu alcance de 2,6 para 3,1 oitavas!Um exemplo de perseverança.
Escute:Halo,Ave Maria(ao vivo)
Nome:Christina Aguilera
Origem:Estados Unidos
Classificação:Soprano Spinto
Alcance:4 oitavas (C3-A6)
Explicação:Mesmo quem nunca estudou música chama a voz da Xtina de forte,e com razão!A principal característica das Spinto é a força,o que faz com que alcancem notas altíssimas sem soar irritante,tamanho o peso e poder de sua voz.Uma raridade!
Escute:Lady Marmelade,Not myself tonight
Nome:Jennifer Lopez
Origem:Porto Rico-naturalizada nos Estados Unidos
Classificação:Soprano Fach
Alcance:4 oitavas (G#2-G#6)
Explicação:Os mais detalhistas devem ter reparado que ela não só tem o mesmo alcance da Madonna em cifras como em oitavas,mas porque sua voz tem uma classificação completamente diferente?A tessitura e coloratura da voz são diferenres,enquanto Madonna prima pela amplitude,JLo sabe fazer certos malabarismos vocais com muita leveza,dessa maneira,vozes tecnicamente iguais ficam completamente diferentes.
Escute:If you only knew,On the floor
Nome:Mariah Carey
Origem:Estados Unidos
Classificação:Soprano dramático coloratura antes/Soprano contralto coloratura hoje
Alcance:5 oitavas(E2-G#7) antes/(C3-Eb7) hoje
Explicação:Mariah é um claro exemplo de mudança total de voz preservando os agudos.A coloratura lhe confere alcance máximo soprano (5 oitavas),mas antigamente,sua característica vocal primava a densidade,hoje em dia consegue atual como contralto e soprano,sabendo separar bem uma coisa da outra.
Escute:Hero(como dramático),I wanna know what love is(coloratura),Angels cry(contralto)
Nome:Kylie Minogue
Origem:Austrália
Classificação:Soprano Fach
Alcance:5 oitavas(D4-C5) oficial
Explicação:Quanta gente fala que a Kylie tem a voz "fraquinha"?Um monte!Mas na real,ela alcança o limite humano da voz feminina-5 oitavas,e ainda consegue cantar de maneira extremamente suave e doce.E aí,de quem é a voz fraquinha,hein?
Escute:Higher,All the lovers
Nome:Nicole Scherzinger(líder das Pussicat dolls)
Origem:Havaí
Classificação:Soprano dramático
Alcance:4 oitavas(D3-G#6)
Explicação:Quem a vê com as Pussicat Dolls jamais imagina estar vendo uma soprano,dada a maneira como canta,dança e se porta no palco.Têm certa densidade vocal,mas sua facilidade é nos agudos.
Escute:Baby love
Nome:Fergie(Black Eyed Peas)
Origem:Estados Unidos
Classificação:Mezz-soprano Lírico
Alcance:4 oitavas(B2-C6)
Explicação:Ela é uma autêntica contralto que se tornou soprano.Tem todas as características de contralto(voz ligeiramente rouca,a ligeira "alavancada"nos agudos),e canta preferencialmente com essas características em estúdio,mas ao vivo,ela se empolga e chega a cantar músicas como "Boom boom pow" com alcance soprano(People in the place...).
Escute:Beautiful danger,Getting over you
Muitos de vocês nem devem lembrar que a Madonna já foi atriz,mas 1995,estrelou o musical Evita e mostrou todos os seus dotes de soprano,confira!
Espero que curtam bastante!

22 comentários:

Anônimo disse...

Nos mulheres somos fodas!!!Muitas das cantoras que vc citou ai são realmente maravilhosas...

Paola Aleksandra disse...

Madona DIVA! Caramba, boi nesses lances de soprano e talz, isso pq. minha irmã canta no coral e fica toda hora e falando dessas coisas! akoakoaka
Mesmo assim, adorei a lista, Mulheres que cantam bem e tem atitude!

Beijokas

Livros & Fuxicos

Unknown disse...

eu sempre fui fã do vozerão da Beyoncé, é MUITO LINDO!!! *-* Eu amoo a voz dela, é muitó perfeita, sempre gostei, e asn músicas dela me arrepiam demais =D

Vitória Doretto disse...

É né... nós mulheres somos incríveis mesmo :p rs
adorei o post *-* cheio de Divas maravilhosas e que eu adoro muito muito
BJão =^.^=

Giselle Trindade disse...

PASSANDO PARA TE DESEJAR UMA LINDA SEMANA MINHA QUERIDA!!!!
BEIJOS

Deze Rezende disse...

Madonna é diva demais!
Ultimamente acho que a voz dela não é bem explorada, mas concordo com você, Ray of Light é uma obra prima.
Beyoncé e Christina Aguilera são outras que eu admiro!
Beijos

Rart og Grotesk disse...

apesar de muitas dessas cantoras não serem o meu estilo, mas tenho que dizer que a Madonna e a Aguilera tem vozes maravilhosas!

http://artegrotesca.blogspot.com

Sana disse...

Amiga, somos duas. Também queria ser guitarrista mas eu e a guitarra não nos entendemos. Ela quer ser tocada e eu tenho distúrbio leve do defcit de atenção, aí já viu o drama né?
Cantar de maneira clássica não é meu estilo, mas admiro!
A Christina tem uma voz incrível. Já a Beyonça foi criada pelos pais desde criança pra ser cantora né? Então ela com certeza tem muito conhecimento.
JLo tb tem voz bonita.já a voz da Kylie embora potente, eu não curto. Fergie era contralto que se tornou soprano? Uau! Incrível!
O segredo é mesmo estudar e se dedicar.
Bjs

Meus desabafos :) disse...

HÁ, adorei o 'soprano dramático' da Beyonce,porque né.HAUAHAUAHUAHAU :P
Mesmo assim,acho que ela tem uma super voz e eu daria o mundo pra cantar daquele jeito u.u
-
E eu também gosto muuuuito da Nicole, a voz dela é DEMAIS :D

Enfim,você arrasando com esses posts como sempre né u.u

E obrigada pelo selinho vampiresco; vou postar ele no próximo post ok?

E aaaaaah,eu voltei :)


Saudades daqui *_*

patrick disse...

kkkkkkkk que blog páia poxa...nao entende nada de musica.quem entende de musica sabe q madonna nao sabe cantar.hey vc dona desse site,ta precisando estudar mais sobre musica...que mico

Anônimo disse...

Essa é a prova do talento de Madonna

Anônimo disse...

Corrigindo todos os alcances vocais aqui presentes e classificações:

Madonna - Soprano e 4 oitavas mesmo!
Jennifer Lopez - Soubrette (soprano) e quase 4 oitavas, do Bb2 ao G#6
Kylie Minogue - Soubrete e 3,1 oitavas, do D3 ao E6.
Fergie - Mezzosoprano, 2,4 oitavas, do C3 ao G#5
Aguilera - Mais de 4 oitavas, mas em estúdio, C3-C#7
Nicole - Soprano Dramática, 3,3 oitavas, D3-G#6.
Beyonce - Mezzosoprano, 3,3 oitavas, do Bb2 ao E6!

Viktor R. disse...

Ao anônimo,obrigada pelo comentário(não sei se é a mesma pessoa que comentou nas sopranos do metal),usei como fonte videos do youtube,é só procurar e nome da pessoa e vocal range,e aparecem as cifras(já que não sei cifrar).Não sei se está certo,mas usei as que apareciam com mais frequência(e não eram poucas).

Anônimo disse...

Deveria por TESSITURA no lugar de ALCANCE... pois alcance é qualquer som emitido pelas cordas vocais e TESSITURa é o som produzido pelas cordas vocais, porém sem esforço vocal demasiado.

Viktor R. disse...

Ao anônimo,imagino que vc tenha um conhecimento musical bem avançado,e sabe diferenciar alcance de tessitura.Mas quando fiz esse post,tentei fazê-lo da maneira mais simples e compreensível possível para que qualquer fã que procurasse uma curiosidade mais técnica sobre sua cantora favorita pudesse entender,sem necessidade de uma grande teoria musical.

Unknown disse...

Madonna não é Soprano e nunca foi. Ela é autenticamente contralto e tinha extensão para agudos quando mais jovem. Beyoncé eh mezzo Soprano e Mariah sempre foi contralto com mega extensão para agudos. A JLo eh mezzo e parte do que vc ouve é ampliado e corrigido em estúdio.

Unknown disse...

Qual a voz de Condi lopeer

Marcella disse...

Madonna contralto???? Kkkkkkkk

Renan Fernandez disse...

Quanta desinformação num post.

Renan Fernandez disse...

Contralto é Cher, Ana Carolina, Nina Simone. É uma voz inconfundível.

Mariah Carey sempre será soprano. Beyoncé sempre será mezzo soprano. A classificação de uma voz não é só alcance, mas especialmente o timbre.

As pessoas sempre associam soprano com voz miada, chata ou cantora de ópera. Não é isso. Veja Deyse do Fat Family com voz extremamente gigante e ao mesmo tempo aguda. Patty Labele com 80 anos cantando notas altíssimas.

Tem também a escolha de como interpretar. Lara Fabian é soprano e evita os agudos extremos na maior parte do repertório.

A classificação ligeiro, spinto, lírico, dramático, coloratura, são específicas da ópera e determinam os papéis que os maestros irão designar ou não pra aquela sub classificação.

Até porque os compositores de ópera entendem demais de voz e não irão colocar 200 integrantes numa orquestra pra um soprano ligeiro furar a orquestra sem microfone, também não designarão papéis de peso e drama pra uma voz que não entrega isso.

E essa merda de sub classificação não faz sentido na música popular. Nem o naipe soprano, mezzo ou contralto faz alguma diferença por si.

Renan Fernandez disse...

“Ain mas Mariah Carey ainnn”. Ela faz um grave de barítono no final de My All e continua sendo soprano. Fim.

Fernando Caiado do Amaral disse...

Soprano