Den svenska glamrock scen

domingo, 22 de janeiro de 2012

Olá leitores,e boas vindas aos novos!
Se não entendeu o que está escrito no título,é "A cena de Glam Rock sueca" escrito em sueco,já que cito tanto essas bandas mas nunca realmente postei sobre eles.Trata-se de uma galera animada,que sabe se divertir e faz música de qualidade para todos os gostos.
Låt oss gå Rock!
Começando muito bem,o Crashdiet é a mais oitentista das bandas atuais.Tudo o que você pode lembrar quando se fala em Glam rock(visual glamuroso,riffs pegajosos,refrãos que não saem da sua cabeça,letras de fácil assimilação) está tudo aqui.Mas tudo isso é feito com uma pegada moderna,que não os faz parecer presos num passado que não os pertence.Audição indicadíssima!
Já o Crcified Barbara é uma banda totalmente formada por mulheres lindas que,ao contrário do que possa parecer,tocam um hard rock pesado,bem construído e cadenciados,deixando muito marmanjo por aí com vergonha.Formada no começo da década de 2000,já lançaram dois discos e seu maior hit é "Losing the game".
O Crazy Lixx também segue a "escola" Guns n´Roses,Skid Row e Bon Jovi,mas sua dosagem maior de agressividade chega a tender à um children of Bodom,já que Alexi Laiho,apesar de vocalista de Death metal melódico,ama as bandas citadas.Vale conferir!
O Backyard babies é um velho conhecido dos fãs ou não do estilo,já que teve seu vídeo veinculado na Mtv Brasil por um tempo.Mesmo já tendo uns 20 anos de carreira,nem todos conhecem,mas fazem um Glam de qualidade,mas sem soar datado ou derivativo.
Eu tenho um carinho muito especial pela banda Sister,não apenas pelo seu som com visual e apelo gótico/vampiresco,mas porque,há alguns anos,eu conversava com eles,quando a banda ainda era totalmente de garagem e desconhecida,e eles sempre foram simpáticos e atenciosos,"uma gracinha",como diz a Hebe.
Falando em bandas que conversavam comigo,o Gemini Five é outra,com o atenuante que foi formada em 1991 e já é famosa ao redor do mundo,mas tem o mesmo cuidado e atenção com os fãs de uma banda iniciante.Ainda na ativa,são uma instituição do Glam sueco no melhor estilo Motley Crue.
O Treat é um dos pilares do estilo,já que foi formado em 1982,parou e voltou,continuando na ativa até hoje.Claro,o som mudou um pouco de um tempo pra cá,mas a qualidade de harmonias,execussão,composição e interpretação estão aí.Vale conferir,já que o material à disposição é vasto.
Para encerrar com chave de ouro,o maravilhoso Europe,o clássico dos clássicos.Formado em 1979,alcançaram o estrelato mundial em 1986 com o álbum "The final coutdown",que,podem falar o que quiserem,marcou uma época,é a cara dos anos 80.Ainda na ativa,mas apenas com os integrantes fundadores John tempest e John Norum,fazem a simbiose perfeita entre tradicional e moderno.Long Live!
Na tela de vídeo,o clipe do Crashdiet só pra dar vontade de pegar o primeiro vôo para Stockholm e ficar por lá até não dar mais.Em memória de Dave Leppard e pelo maravilhoso show que fizeram, no SWU dde 2010.
Até mais!

0 comentários: