Os novos caminhos do Pop/Rock

domingo, 18 de março de 2012

Olá caros amigos;
Quem tem costume de assistir canais musicais,tem notado uma reviravolta no cenário,expresso tanto pela volta das boybands inglesas como o indie rock mais pesado,com fortes influências de bandas underground noventistas.Como dentro do Pop/Rock tudo é possível,narro sempreconceitos as bandas mais hypadas da atualidade,que se já não vieram ao Brasil,virão em breve.
O Pretty Reckless já nasceu gigantesco,muito pelo fato da vocalista e guitarrista Taylor Monsem ter participado do Gossip Girl como a Jenny Humpfrey,que curiosamente,era filha de um ex-líder de banda indie dos anos 90.Som que por sinal,é a cara do PR,sendo ela frequentemente comparada à Courtney Love,viúva de Kurt Cobain,vocal do Hole.E quem espera uma princesinha no palco,se engana!Suas performances são viscerais,tanto quanto os temas do disco,que apesar de pesados,já foram trilha do último Victoria´s secret fashion show.Elem vêm em breve ao Brasil,garantam seus ingressos que esses valem muito a pena!!!
Quem segue meu blog desde o ano passado,sabe que nas apostas para 2011,eu ressaltei o Black Veil Brides como o hype do ano.Já em janeiro deste ano,eles fizeram um show memorável em SP.
Antes,seu estilo tendia às guitarras do Metallica(na época do Thrash metal) com vocais que lembraval a destreza de Corey Taylor do Slipknot.Hoje,seguem um estilo mais Hrd Rock oitentista,tendo como referências Kiss e principalmente o Motley Crue dos anos 80.Vale conhecer pois,apesar das influências clássicas,há muita modernidade no som.
Seguindo esse estilo Metalcore moderno,o AFI é uma ótima pedida,pois sabem como ninguém agregar velocidade,riffs cortantes de guitarra,muito peso,vocais versáteis e a acessibilidade comercial de maneira dosada e harmoniosa,ou seja,são eles mesmos,atingindo um grande público sem nunca perder a identidade.Sem contar que o visual descolado dos caras é um evento à parte,estilo não os falta!
O All time low também envereda esse caminho,mas com um apelo mais comercial,já que a banda é bem humorada e aborda temas mais alto astral.Também tem um apelo visual forte,mas de uma maneira mais street wear.Ou seja,atutude na medida certa.
O A rocket to the moon acabou de voltar do Brasil,deu entrevistas a vários canais de tv e certamente voltará em breve.O som é bem mais leve que o Metalcore,dá facilmente pra tocar nas rádios,mas não é descartável.Eles gostam de tirar fotos na brincadeira e levar esse clima "entre amigos" para o som e seus fãs.O que é ótimo,afinal,quem gosta de banda metada a blasée que não valoriza o fã não está com nada.
O Boys like girls já veio várias vezes ao Brasil,teve um dueto gravado com a Diva Taylor Swift("Two is better than one"),a participação da Ashley Tisdale no clipe de Lovedrunk(música que eu amo,por sinal),talvéz seja a mais mainstream de todas pois tem suas referências no rock americano dos anos 2000,mas mesmo assim fazem um som bem legal,que apesar da fácil assimilação,tem conteúdo,mesmo que pessoal.
Já o Bring me the horizon é "paulada na orelha"(como diria Vinicius Neves) sem dó,Metalcore nas veias,apesar de ter momentos mais intimistas,são momentos,ou seja,não predominam.Seu apelo visual foge um pouco do "tudo preto",tem pitadas de cor,mas os piercings e tatoos chamam mais a atenção.Espero que não mais do que o som,né.
O Howler é uma banda atual,mas seu espírito indie dos anos 90,sua forte influência de Smashing Punpkings e Bon Jovi dão um peso extra,principalmente às guitarras.A atitude deles me lembra um pouco os Red hot chili peppers,sempre zoando,levando tudo na brincadeira,e isso se reflete no som também,apesar de funk com guitarras não ser sua marca registrada.
O Sahara Hotnights foi criado na Suécia em 1995,já abriu para bandas locais como os Hives,mas só agora está sendo idolatrado pela galera moderninha por ter um som retrô.Sendo totalmente formada por mulheres,as Runnaways são automaticamente lembradas,mas seu som tende mais ao punk setentista dos EUA,tamanha a crueza da sonoridade.Uma ótima pedida,até porque as moças são extremamente estilosas!
Eu prometi que ia falar de pop,estou cumprindo.O The Wanted(que esteve no Brasil ano passado) começou a reviver aquela onda de Boy band que tanto marcou os anos 90,mas com uma abordagem mais moderna,apesar dos Backstreet boys e N´Sync serem frequentemente lembrados.
Com essa onda 90´s revival desencadeada pelo The Wanted,os produtores do reality show britânico The X Factor não perderam tempo,juntaram cinco garotos que mal se conheciam para formarem uma banda,o que resultou na avalanche One direction.Com estilos diferentes,uniram forças para trazer de volta os grupos vocais noventistas,competindo espaço com artistas consagrados como Madonna e Lady Gaga,sem contar que travam uma batalha árdua e direta contra Justin Bieber ou Jonas Brothers.Quem será que vai ganhar???
Bem,na tela de vídeo não posso apenas ressaltar uma banda,mas duas,Pretty Reckless e Black Veil Brides,que se caso não conhecerem,vão amar de paixão assim como eu.
Beijos e até mais!


0 comentários: