We love Barbie 4Ever!!!!!!

domingo, 18 de dezembro de 2011

Olá leitores,Feliz Natal pra todos vocês!
Eu ainda tenho prova nessa semana,e minhas aulas não tem previsão de terminar,mas espero que estejam curtindo as férias e esse período tão gostoso de Festas.
Como uma colecionadora de bonecas quase nata,não poderia deixar de indicar para o Natal as Barbies,bonecas que há mais de cinco décadas acompanham a evolução das mulheres e fazem parte da nossa história.
A boneca Barbie foi criada pelo casal Ruth e Elliot Handler e lançada em 9 de março de 1959,inspirada em sua filha Barbara,que era apaixonada por bonecas,e mesmo adolescente,ainda brincava com elas.Daí a ideia de criar uma boneca fisicamente adulta e que acompanhasse a moda das garotas.O primeiro modelo foi uma versão de praia com um maiô preto e branco que se diferia de tudo o que era vendido na época(normalmente,bonecas de louça e com cara de bebê).Foi sucesso imediato.
A entrada dos anos 60 trouxe mais glamour a boneca.Cada vez em modelos mais sofisticados,ela se parecia cada vez mais com as grandes divas de Hollywood,trajando roupas sofisticadas e sendo uma mulher independente,tanto quanto as de carne e osso.
Com os anos 70 e a Revolução cultural que o mundo vivia,Barbie mudou de rosto,estilo,ganhou amigos e namorado e passou a assumir vários cargos,desde aeromoça até artista.A partir dessa década,começou a tomar a forma como a conhecemos hoje.
A louca década de 80 trouxe a força que a boneca precisava.Já consagrada,passou a rodar o mundo e assumir visuais cada vez mais extravagantes(assim como era a moda),chegando até a ter uma banda de rock e acompanhar a libertação feminina.
Os anos 90 foram a época que ela chegou no Brasil.Muitos modelos eram dos anos 80,mas a estrela os trouxe e foi uma febre.Eu mesma curti essa época como nunca,a maior parte da minha coleção é dessa década,talvéz,a consagração máxima.
A década de foi polêmica,afinal,foi a época da segunda mudança de rosto da boneca,acompanhando os padrões de beleza americanos(entenda de cirurgia plástica),e ela ficou com feições menos naturais e mais maduras,afinal,nessa década ela completava 40 anos.
Também nessa época,a Mattel começou a investir pesado em animações/musicais infantis,sempre com muita cor,música e alegria,colocando nossa estrela nas maiores aventuras possíveis e provando que "você pode ser tudo o que quiser",o slogam da década.
Os anos 2010 chegaram com uma Barbie reformulada,mais magra,com o rosto um pouco diferente(afinal,ela já tem 50 anos),mas mais acessível do que nos 2000.Elas vieram articuladas e cheias de vigor para mais 50 anos de sucesso.
Espero que tenham gostado,Feliz Natal e até a semana que vem!

1 comentários:

Anônimo disse...

Adorei a matéria sobre Barbie's! Eu tinha muuitas, mas acabei doando a maioria para creches, abrigos e pessoas pobres do bairro. Acho lindo as coleções que pessoas tem de Barbie! Mostre um dia no blog a sua coleção.

Beijos, hells.
@hellswetri