Sete anos sem Dimebag Darrell

domingo, 4 de dezembro de 2011

Olá caros leitores;
Nessa semana,vou falar de um grande ídolo meu,Dimebag Darrell,ex-guitarrista de uma de minhas bandas favoritas de todos os tempos,o Pantera,mas que teve sua carreira abruptamente interrompida em 2004 quando no dia 8 de dezembro,um "fã" invadiu o palco e o matou com tiros a queima roupa.Mas o legado continuará,eternamente.
Darrell Lance Abbott nasceu em 20 de agosto de 1966 em Arlington,Texas(EUA).Filho de um produtor musical,sabia desde cedo sua vocação,até porque seu irmão Vinnie Paul,baterista do Pantera,sempre o acompanhou nessa jornada.Juntos,faziam uma grande dupla,já que sua guitarra tinha forte participação na seção ritmica da banda.Seu estilo foi tão característico,que foram sucesso desde os anos 80.
Por incrível que pareça,Pantera existe desde os anos 80,e era uma banda de Glam Rock,tal qual o Motley Crue.Apesar de hoje terem um pouco de vergonha dessa época,lançaram bons álbuns,como "I am the night",e tinham certo prestígio em sua cidade,Pantego.Mas sentiam-se deslocados na cena local pois,sua marca registrada,as guitarras pesadas,eram pesadas e velozes demais para o estilo.
No final dos anos 80,conheceram um rapaz vindo de longe chamado Phil Anselmo,cujo apelido era Phil Core,que mesmo sendo muito jovem,trouxe a força e energia que faltava na banda.Em 1990,gravavam com ele o mítico "Cowboys from hell",encontrando assim,seu nicho:o Thrash metal com pitadas de hardcore novaiorquino.Na década de 90,veio a consagração,com petardos da linha de "Vulgar display of power",tornando-se ícone em seu estilo.
Uma de suas marcas registradas eram as guitarras em formatos audaciosos.Foi endorser da Washburn por bastante tempo,mas foi na Dean guitars que criou uma preciosa linha de guitarras chamadas "Dime".Com um design anguloso e estampas marcantes,como fogo e trovoada,exprimiam bem o tipo de som a ser feito com ela:pesado,cru,rápido,mas cheio de melodia e riffs marcantes.Em minha modesta opinião,uma das melhores do mercado,até hoje.
Sua última banda foi o Damageplan,que junto do irmão Vinnie Paul faziam um som agressivo,mas não tão puxado para o Thrash metal como o Pantera,algo mais hardcore.Era uma banda boa,contava com excelentes músicos,mas a trajédia que envolveu sua morte em 2004 foi durante um show deles em Columbus(EUA) e impediu os músicos de quererem continuar.Seu irmão abriu uma gravadora e frequentemente lança matrial inédito do irmão para saudar suas conquistas.
Dimebag,uma pessoa tão talentosa,bem humorada,amiga pra todas as horas,músico de primeiro escalão,não o conheci pessoalmente,mas cada ano sem a sua música é uma lacuna insuperável tanto para o Metal como o Rock em geral,já não se fazem mais pessoas como você.Infelizmente,os bons morrem jovens...

3 comentários:

Dri Fernandes disse...

Nossa! Agora eu voltei a ser adolescente assistindo Fúria Metal! Hahaha. Adorei seu blog (como eu já disse ali embaixo nos platinados). Lembro bem de quando aconteceu essa tragédia com o Dimebag. Eu fiquei chocada, sempre achei ele um grande músico e uma grande figura. Até hoje eu me pego pensando em como as pessoas podem ser tão desprovidas de qualquer valor pela vida, tirando a vida de pessoas q nem sabem pq estão morrendo, que são filhas, amigas, namoradas, irmãs, pais, primas de alguém. Horrível. Tenho um blog musical...se quiser dar uma passadinha lá, eu agradeço a visita =)

Adriana disse...

Ah, muito obrigada pela visita! Me avise quando postar novamente :)

Juninho ;' disse...

Com certeza uma da melhores bandas de todos os tempos, Blog ta de parabéns gostei pra caramba (: viva ao rock !